Construção catamaran Hitia 14 James Wharram

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A ideia é construir um catamaran Hitia 14 do projetista britânico James Wharram, adquirir experiência nos métodos construtivos e materiais para construir um maior futuramente.
O barco tem 4,3m com mastreação sprit, isto é, tem ma verga que estica a vela e a deixa quadrada.

Hitia 14 James Wharram Giovani Frisene
Hitia 14 James Wharram

Os materiais são simples porém de muita tecnologia: compensado naval (estou utilizando Copaíba); resina epóxi e fibra de vidro ( tecido sarjado que se adapta melhor nas superfícies irregulares do casco).
Para reforço da resina epóxi ainda utilizo microesfera e sílica coloidal (aerosil), em proporções diferentes conforme o uso.

O início é um pouco assustador assim que recebi os planos de construção, com detalhes suficientes para se imaginar como fazer. Já dizia um amigo, mostra o que é para fazer mas não como.

A princípio fui muito meticuloso em relação às medidas mas logo percebi que as coisas funcionam melhor adaptando as peças em seus devidos lugares e não cortando tudo com antecedência. Esta lição seria muito importante quando comecei o projeto de construção do barco maior.

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Meus primeiros passos foram desenhar e cortar as anteparas ou bulkheads, os costados e os decks. Estes últimos eu deveria ter deixado para um momento mais adiante, quando eu iria ter noção de tamanho depois de tudo montado.

Resina Epóxi: tack time ou durex

Todas as peças devem receber duas camadas de epóxi exceto as que serão laminadas. As demãos podem ser na sequencia, respeitando apenas o tack time ou durex, que é o tempo em que a resina começa a curar e está como durex. Neste momento aplica-se nova camada, caso contrário, se a resina secar completamente ao toque, deve-se aguardar 24 h e lixar antes de nova impregnação.
Esta técnica do tack time ou durex é muito importante: ganha-se muito tempo além do fato de o conjunto das duas demãos ficar muito sólido!

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Em seguida os painéis dos cascos são impregnados na face interna: é colado o verdugo e finalmente são posicionados junto com a roda de proa, roda de popa e a quilha para costura.
Inicialmente utilizei um fio de cobre muito fino para não ser invasivo com as furações mas percebi que um fio mais grosso é muito melhor de se trabalhar e depois tudo aquilo será enterrado com muita massa de epóxi. Alguns optam por aço recozido e depois remove, não é fácil a remoção e alguns ficam presos no epóxi e pode enferrujar no futuro, mesmo estando completamente enterrados na massa.
Uma opção melhor seria utilizar abraçadeira de nylon!

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Colagem do verdugo

Posicionamento das Anteparas do Hitia 14.

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Com os cascos devidamente costurados sem muito aperto, finalmente adapta-se o primeiro bulkhead ou antepara. É um momento de muita emoção, o casco vai tomando forma assim de repente.

hitia-14-bulkeads-em-posicaoE na sequencia então adapta-se todas as anteparas.

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Agora os cascos estão prontos para o trabalho de filetagem: aplica-se massa na parte interna do barco, ao longo de toda a quilha, roda de proa e popa, assim como em todas anteparas. Aqui eu utilizei uma massa que eu mesmo espatulei (resina epóxi+microesfera+aerosil), a consistência nunca fica igual e muito melhor seria uma massa pronta, vale o investimento!

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Colagem dos decks do Hitia 14.

Antes de fechar com os decks procede-se com a pintura interna ou verniz.
Depois de colados os decks de proa e de popa vem o módulo central, são dois compartimentos estanques com um tipo de cabine inclinada.

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Escultura do Skeg e lemes do Hitia 14.

hitia-14-escultura-do-skegO skeg e o leme são esculpidos e o leme impregnado com duas camadas de epóxi.hitia-14-leme-esculpido

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Cascos do catamaran Hitia 14 James Wharram pronto para laminação.

Laminação do Catamaran Hitia 14 James Wharram.

Como estou trabalhando sozinho preferi utilizar a técnica de laminação onde se posiciona o tecido primeiramente e depois faz-se a impregnação do tecido e madeira juntos.

hitia-14-laminacao-casco-uso-fita-crepe

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Posicionei o tecido em torno do casco todo usando fita crepe. Nesta técnica usa-se bastante resina pois são impregnados tanto o tecido como a madeira que está por baixo. Utiliza-se pincel e vem batendo o pincel com bastante resina para que o tecido grude na madeira e não se movimente. Depois é só espalhar a resina para que não fique excessos nem falte material.

É importante na laminação respeitar o gel time da resina e aplicar o mais rápido possível sem muita preocupação com excessos. Existem rolinhos de alumínio para remoção das bolhas mas acabei utilizando muito pouco.

Manipulando um pouco de resina por vez tem-se um melhor controle.
Depois da aplicação com pincel utiliza-se uma espátula de plástico esticando o tecido e removendo o excesso. Parece que está removendo resina e fragilizando a laminação.
O objetivo aqui nesta primeira demão que na verdade é a própria laminação, jamais excesso de resina.

No tack time ou durex da resina então aplica-se mais uma demão. Esta segunda camada pode-se agregar microesfera para fechar todos os espaços do tecido.

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Confecção das travessas, verga e plataforma do Hitia 14.

Com os cascos laminados passa-se para outros trabalhos como montagem, colagem e pintura das travessas e da verga.

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As plataformas são laminadas e pintadas. A montagem é muito simples e tem-se a impressão que ficarão fracas, as chapas de compensado são apenas quatro milímetros. No final verifica-se que a sequencia de montagem não deixa dúvidas, a estrutura é forte.

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hitia-14-plataformas-pintadas

O sistema de dobradiças também é muito interessante e a articulação é bilateral.
Este mesmo método será utilizado para a amarração do leme.

Alinhamento dos cascos do catamarã Hitia 14.

Uma etapa importantíssima da montagem é o alinhamento dos cascos para posicionamento dos apoios das travessas.

Hitia 14 alinhamento dos cascos
Hitia 14 alinhamento dos cascos

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hitia-14-alinhamento-dos-cascos-nivelÉ um trabalho minucioso que requer muita atenção, lembrando que os dois cascos do catamaran são paralelos entre si e que as linhas diagonais devem ter o mesmo tamanho também. Além disso cada casco deve estar no prumo, isto é, sem inclinações laterais.

Colagem dos suportes das travessas e apoios da mastreação do Hitia 14.

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Depois de tudo conferido finalmente os suportes das travessas são posicionados e colados.

Os cascos são então aplicados massa de aparelhar, prime e finalmente pintura.

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São confeccionados então os pads ou suportes para a mastreação e amarração dos cascos.

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A genoa ou vela de proa é fixada numa estrutura chamada cabresto na parte da frente do barco. Faz-se necessário adaptar um amarrador ou gancho em U de inox. É um procedimento arriscado, será feito um buraco no casco depois de prontinho, laminado e pintado. Faz-se a medida e então o furo e devidos ajustes e acabamentos.

Pintura dos cascos e montagem do mastro do Hitia 14.

A região mais baixa do skeg recebe um reforço de alumínio e as tampas de inspeção são posicionadas e coladas.

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Tudo azul! Sol de norte a sul…

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A amarração do leme é feita da mesma maneira que as plataformas, um sistema simples com cabos pré tensionados para evitar que o nó das amarrações fiquem frouxas.

O mastro é de alumínio, portanto preciso fazer algumas peças em madeira para adaptar, no pé e tope do mastro. Os cunhos são posicionados assim como os blocks para o mastro, onde a verga irá se apoiar quando em posição.

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Com os cascos, travessas e plataformas prontas chega a hora da montagem e a colagem dos adesivos do nome Penélope.

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