Escadas do Tiki 38

posted in: Construção Tiki 38 | 2
Compartilhe!

A simplicidade das escadas do catamaran Tiki 38 James Wharram é impressionante. Pode-se fazer uma analogia com uma escada de construção civil posicionada para funcionar num barco. Mesmo assim tive grandes problemas em posicionar na angulação certa, que me pareceu inclinada demais.

Tive alguns problemas de adaptação das escadas pois fiz uma pequena modificação não estrutural no projeto. No original o pé direito do barco se estende até a metade do módulo principal. No meu vai até a cabine de proa. Com isto a inclinação da escada que já é bem acentuada ficou ainda mais um pouco.

Comecei fazendo um estudo da inclinação da escada e a colocação de um degrau sobressalente que não tem no projeto original, fazendo o primeiro degrau ficar alto demais…estes ingleses devem ter a perna muito comprida.

Acima foi o resultado da escada da cabine de proa de boreste, onde será o WC principal.

Abaixo é a escada da cabine de proa de bombordo onde será um camarote de solteiro.

Notar o projeto original no esquema onde o casario com o pé direito é apenas numa parte do barco.

Abaixo uma visão geral do barco durante esta etapa das escadas. Notar a modificação do projeto original. Não mudei a altura, apenas estendi o teto até a cabine de proa, isso aumentou o pé direito na proa permitindo tomar banho em pé por exemplo e não sentado como sugere o projeto original. Esteticamente achei muito mais bonito, ele fica com cara de um outro projeto do James Wharram, o Tiki 36, além de facilitar o método construtivo.

Abaixo o interior foi impregnado por inteiro e tive que entrar por uma escada de construção por fora e outra pela frente.

Comemorando o interior do barco inteiro impregnado.

 

2 Responses

  1. As escadas devem suportar 150kg… Por experiência.

Leave a Reply