Gaff e anteparas do Tiki 38

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Gaff em português é carangueja.
Segundo o livro Arte Naval: Carangueja é uma verga colocada obliquamente e pela face de ré de um mastro, no plano diametral do casco. Compõe-se de pé (a parte mais grossa, que fica junto ao mastro), corpo (a parte do meio) e penal (a extremidade livre).

TIKI-38-Tapasya-Gaff-Diagram

Estes garfos deixam as velas quadradas aumentando a área velica, mantendo o centro de gravidade e ponto de força baixos das velas.

O pé da gaff é propriamente um garfo, de onde sai a adriça (cabo) para subir a vela grande. No corpo da carangueja vai outra adriça para tensionar a valuma da vela (parte da vela oposta ao mastro).

As gaffs foram construídas com madeira dura de sucupira. É feito um gabarito e as madeiras são coladas.

tiki 38 gaff colagem detalhe sup

tiki 38 gaff colagem inteira

tiki 38 detalhe frontal

tiki 38 gaff colagem interna

Por orientação de outros proprietários de Tiki 38, Jaques do Pilgrim e Neil do Gleda entre outros, eu troquei a madeira macia e mais leve dos planos originais pela madeira dura, pesada e mais resistente da Sucupira.
Segundo o pessoal é mais fácil de baixar as velas num eventual pau de vento repentino e mais resistente num jibe acidental.

tiki 38 gaffs escultura frontal

tiki 38 gaffs escultura lateral

A peça ficou realmente resistente e pesada. Talvez eu refaça e troque por mais leves…
Depois que troquei a verga da Penélope por bambu, um Hitia 14, fiquei muito feliz com o resultado.

tiki 38 gaffs equipamentos

tiki 38 gaff colagem interna pronta

As Anteparas inferiores ou lower bulkheads foram feitas antes de começar o barco também. Foram impregnadas com duas camadas de epóxi como pede os planos.
Talvez fosse mais fácil se fossem impregnadas em fases mais adiantadas, desta forma não precisaria ter desgastado para a colagem das longarinas.

tiki 38 anteparas inferiores

tiki 38 anteparas inferiores aperto marcenaria

A parte superior do barco estou deixando o compensado cru e pretendo impregnar com resina epóxi apenas no final quando estiver tudo pronto. Desta forma aplico duas camadas de resina epóxi, uma em cima da fase durex da outra, e depois de lixada aplico mais duas camadas de verniz PU transparente. A ideia é manter a cor deste compensado amarelo claro quando impregnado.

A fase durex ou tack time é quando a resina está pegajosa como um durex ao toque. Nesta fase pode aplicar uma nova camada que haverá uma aderência poderosa. Se a resina já estive seca tem que lixar primeiro para aplicar novas camadas.

 

 

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