Hull stringers ou longarinas do casco Tiki 38

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Hull stringers ou longarinas do casco do Tiki 38 são como ossos das costelas. É nessa armação toda que será colado os painéis inferiores do casco.
Foi feito um dispositivo para chanfro dos sarrafos. Depois de tudo colado, acabamento com esmerilhadeira e tupia. Posicionados nas anteparas e finalmente coladas.

01 dispositivo chanfrar sarrafos 01

02 dispositivo chanfrar sarrafos 03

04 sarrafos chanfrados

05 tiki 38 colagem sarrafos longarinas 01

06 tiki 38 colagem sarrafos longarinas 02

09 colagem sarrafos longarinas

13 tiki 38 alinhamento longarinas

14 tiki 38 longarinas tupia

15 tiki 38 backbone bulkheads inf stringer

16 tiki 38 bulkheads

Backbone do Tiki 38 e cachorro dormindo
Backbone do Tiki 38 e cachorro dormindo
Giovani Frisene trabalhando no backbone.
Giovani Frisene trabalhando no backbone.
Mestre Wilson na tupia
Mestre Wilson na tupia
reforco transversal do back bone
reforco transversal do back bone
tiki 38 backbone reforcos laterais
tiki 38 backbone reforcos laterais

22 tiki 38 reforco lateral detalhe

23 tiki 38 backbone plybrace popa

Mais reforços na estrutura do backbone são estas chapas de compensado na transversal.

24 tiki 38 ply brace proa backbone

Reforços de chapa de compensado colado na transversal.

25 tiki 38 ply brace popa ferramentas

Uma visão dos reforços depois de virado o casco.

O backbone e o flange são impregnados com duas camadas de resina epóxi.
Melhor seria deixar para impregnar só no final. Gasta-se muito material e mão de obra para impregnar e depois lixar para fazer colagens encima.

26 tiki 38 backbone flange epoxi

Backbone, hullstringers e bulkheads do Tiki 38
Backbone, hullstringers e bulkheads do Tiki 38

28 tiki 38 backbone flange epoxi detalhe

 

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