Por que construir um catamaran Tiki 38?

posted in: Construção Tiki 38 | 1
Compartilhe!

Decidi construir um catamaran Tiki 38 James Wharram depois de muita pesquisa na internet e dentre os tantos modelos do projetista.
James Wharram foi um dos precursores na construção de catamarãs no ocidente, arte milenar desenvolvida pelos primeiros seres humanos que habitaram as ilhas polinésicas.

O renomado projetista britânico fez sua fama construindo catamarans espartanos sem muito luxo, com as travessas que conectam os cascos amarradas e sem cabine central, com o deck completamente aberto.

tiki 38 02

tiki 38 03

tiki-38-desenho-vista-sup

 

tiki 38 07

O Tiki 38 é um catamaran projetado para vejelar mundo afora, de preferência nos trópicos apesar de dispor de cabine central, podendo ser completamente fechada com lona, nos casos de mal tempo. Este tópico da cabine central ainda vou definir ao longo da construção.

tiki 38 11

Vantagens do Catamaran Tiki 38 James Wharram

1. Dois mastros: é uma segurança para navegação de cruzeiro, onde num eventual acidente com um dos mastros tem outro de reserva para levar o barco em segurança para o próximo porto.

2. Calado baixo: segundo os planos fornecidos o barco possui 0,75 m de calado, isto é, o tanto que o barco afunda na água, portanto podendo navegar em regiões de mangues e baixios sem problemas. Se por acaso encalhar na maré baixa, é só esperar pela maré alta para sair.

3. Não aderna: diferente de um monocasco, um catamaran de cruzeiro não aderna (inclina) quando velejando, mantem os dois cascos na água em qualquer condição de tempo. Isto é um grande conforto para os tripulates, atividades como cozinhar e caminhar a bordo não é um sufuco como seria num barco adernado.

4. Espaço dobrado e privacidade: São dois cascos separados por travessas onde os ambientes são separados, sala e cozinha num casco, cabine e WC no outro.

5. Impossível afundar: existem duas câmeras de flutuação em cada casco, uma em cada extremidade, na popa e na proa. Quando o barco está navegando as cabines de proa são fechadas e tornam-se cameras de flutuação por excelência.

6. Método construtivo: relativamente fácil e de rápido aprendizado, trabalhar com madeira, compensado naval, resina epóxi e fibra de vidro vira uma diversão para quem gosta de trabalhos manuais.

7. Custos e tempo: os materiais em si são a parte mais barata, o que encarece é a mão de obra, seu tempo e de outras pessoas. O tempo total da construção depende de quantas pessoas trabalham e por quanto tempo. Num barco deste tamanho algumas peças são bem grandes e sozinho se torna bem complicado, mas não impossível, veja a obra do Neil que construiu esta nave sozinho.

Tiki 38 Gleda
Tiki 38 Gleda

8. Possibilidade de encalhar e fazer alguma manutenção no casco, como raspagem e limpeza.

9. Em ancoragens não balança como num mono casco.

Maiores informações por que catamaran neste post incrível do Marcos Fonseca.

Os catamarans foram muito mal vistos por anos por achar que eles podem emborcar pela proa ou virar de lado.
Nas duas situações provavelmente acontecia por imperícia, velejando com muito pano na proa ou por navegar com ondas de través, respectivamente.

O Tiki 38 tem uma genoa ou vela de proa pequena se comparada às velas de proa de barcos do mesmo tamanho.

tiki 38 full sail

Abaixo algumas fotos de barcos Tiki 38 com modificações no projeto original, sobretudo esticando a cabine.

tiki 38 06

tiki 38 05

Meu barco vai ficar mais parecido com o modelo do Tiki 36 abaixo, ou Tiki 26, que tem a cabine esticada até a proa também e com uma inclinação para o lado externo.

tiki 36 01

Camboriú é a cidade onde se localiza o galpão, fica do lado oeste da BR 101, longe do agito da sua irmã Balneário Camboriú. A atmosfera do lugar é bem de interior, com direito à rancho e fogão à lenha.

tiki 38 galpao sendo construido

Neste tempo antes do galpão ficar pronto fico fazendo algumas peças menores como os lemes, as anteparas inferiores e as gaffs.
Aos interessados em construção naval faço convite para embarcar nesta viagem que será a construção deste barcão, que um dia vai me levar para longe longe…

tiki 38 galpao bem vindo leme

 

 

One Response

  1. Articles like this just make me want to visit your website even more.

Leave a Reply