Travessas posicionadas

posted in: Construção Tiki 38 | 0
Compartilhe!

Os dois cascos do Catamaran Tiki 38 são conectados por quatro travessas parrudas e relativamente pesadas. O que fiz foi fazer um churrasco no galpão e chamar o pessoal para me ajudar no posicionamento temporário dessas peças enormes.

Sensação muito boa de ver os cascos conectados, pela primeira vez deu uma sensação de barco, até então era perguntado se estava construindo dois barcos.

O pessoal compareceu em massa mas o churrasco já estava bem adiantado e ninguém tinha se movimentado para a função das travessas até que finalmente um cristão já meio alto tomou a iniciativa e posicionamos tudo, foi uma festa, alegria geral desses apaixonados por vela e construção naval!

Até a mama estava com disposição neste dia…só ficou embaixo da travessa para a foto…

A mama com o Lucca meu sobrinho assustado vendo toda a movimentação.

O Lucca escrevendo uma lembrança para o tio Djou.
O Lucca escrevendo uma lembrança para o tio Djou.

As travessas por incrível que pareça não ficam apoiadas nas caixas de travessa nos cascos e sim em pedaços de madeira dura nas pontas das caixas. Aqui estou usando pinus só para simular o efeito mas futuramente vou colar madeiras adequadas.

Depois dessas trabalheira em posicionar as travessas tive que removê-las para colagem das diversas peças e acabamento das travessas. Me surpreendi porque conseguimos fazer o serviço em apenas duas pessoas, o Sandro valeu por dois! Guerreiro de grandes ideias!

Cortei o excesso das travessas e na proa acompanhei o desenho do barco para melhor acabamento.

Posteriormente foi um trabalho de remover todos os excessos de resina das colagens, tupiar e posicionar as diferentes peças de reforços e apoios para as peças do deck.

Grande satisfação ver o barco conectado finalmente mesmo que temporariamente!

 

Leave a Reply