Viagem ao Egito, últimas aventuras.

posted in: cicloturismo pela europa 2006 | 0
Compartilhe!

Esta viagem ao Egito é o fim de uma grande jornada de oito meses pedalando pela Europa. A bicicleta já está empacotada, Pérola Negra, grande companheira de viagem. Aqui o transporte será outro.

Cheguei de madrugada ao tumultuadíssimo e perigoso aeroporto do Cairo. Peguei um táxi e fui para o Hostel Canadian. O recepcionista estava saindo para ver o nascer do sol nas pirâmides, à cavalo! Por um instante disse que estava cansado e que iria tomar um banho para dormir mas logo depois me juntei ao grupo para o passeio.
Cavalgar ao amanhecer pela região das das pirâmides foi inesquecível! Na volta comemos um prato típico, uma mistura de dois tipos de macarrão, arroz e grão de bico e mais temperos.

cavalgada ao amanhecer pelas piramides do cairo

cairo-egito-cavalgada-pelas--piramides

piramides do cairo giovani frisene

Dormi um pouco no Hostel e fui ao Museu do Cairo.
Faltou um pouco de emoção para mim, talvez o museu não tenha um aspecto muito atrativo. Outros museus misturam estrutura moderna com peças antigas, o que é visualmente atrativo. Outra razão foi uma visita sem guia. Difícil, mas foi uma experiência incrível ver todos os sarcófagos, os hieróglifos, as tumbas, Tutankamon, toda a arte e tecnologia dos primeiros grupos de seres humanos.

No domingo resolvi fazer uma caminhada, saí neste Cairo de 23 milhões de pessoas. Parei no meio do bairro Islâmico e entrei na mesquita de Bab Zweila, cartão postal do bairro. Escalei os degraus claustrofóbicos da torre até quase no fim. Os últimos três metros eram uma escada de ferro em espiral que não achei muito seguro. O visual estarrecedor de todas aquelas mesquitas islâmicas, outro mundo, uma suntuosidade contrastando com a pobreza do lugar.

bairro-islamico-cairo-egito

vista-da-torre-mesquita-Bab-Zweila

mesquita-Bab-Zweila-cairo-egito

mesquita-Bab-Zweila-interior

mesquita-Bab-Zweila-vista-da-torre-giovani-frisene

Passei a noite no trem para Aswan, primeira classe…A poltrona não reclinava e no meio não tinha onde se encostar. Sorte que 01:00 da manhã as poltronas do lado ficaram vazias e pude me esticar, depois de dar gorjetas ao cobrador lógico.

De lá fui ao Templo de Philae e Isis, tive que pegar um barco. Visual incrível. O guia estava bem apressadinho mas eu fui bem devagar e reinvindiquei 45 minutos ao invés de 30´. As ruínas muito bem conservadas, o templo foi erguido numa ilha pelos Romanos 200 aC. Os motivos, relevos e deuses são todos egípcios.

barco-para-Templo-de-Philae-e-Isis

Templo-de-Philae-e-Isis

Templo-de-Philae-e-Isis-close

Templo-de-Philae-e-Isis-coluna-interna

Templo-de-Philae-e-Isis-colunas

Templo-de-Philae-e-Isis-ruínas

Templo-de-Philae-e-Isis-fachada

Templo-de-Philae-e-Isis-interior

Templo-de-Philae-e-Isis-colunas-passeio

De noite fui jantar com o Ryuta e o Kohisro, dois japas de Tóquio. Comemos pombo! O meu pedi recheado de arroz. Muito trabalho dissecando pele e osso para pouca ou nenhuma carne. Tinha um patê de ricota com temperos verdes frescos, patê de soja e raleu, berinjela, quiabo, arroz integral e feijão, pão e salada, muito bom tirando o pombo!

pombo-no-jantar-aswan

Fomos à uma feira de artesanato, voltei para o hotel pegar dinheiro e comprei um jogo de xadrez e uma pirâmide porta jóias para minha mãe. Felicidade não tem preço, fazer vontades nem se fala.
Aswan, antiga Cirene, foi onde Erastótenes fez o primeiro cálculo da circunferência da Terra.

Em Dahab fiquei num hostel com viajantes como eu, pessoas que vivem perambulando por aí meses a fio. Um inglês que passou um ano e meio no México e Guatemala, um australiano que namora uma inglesa, outro australiano e um holandês. Para os ingleses, a moeda mais forte do mundo, viajar pelo Egito é piada. Sinto que se tivesse encontrado este lugar logo no começo da viagem teria parado por aqui mesmo e ficado meses…

dahab-egito

dahab-egito-naguile

Em Dahab fiz muitos mergulhos incríveis no Mar Mediterrâneo, foi a realização de um sonho.
De manhã mergulhamos no Canyon, um lugar fantástico, uma formação rochosa incrível. Dez metros antes de chegar no Canyon já se viam as fileiras de bolhas vindas de dentro, muito interessante.

mar vermelho mergulho caverna

mergulho mar vermelho anemonas

Mar Vermelho, Egito (10)

mergulho mar vermelho

Peixe leão.

mar vermelho mergulho lyon fish

Jardim das Enguias: nos afastamos dos corais e então pude ver dezenas de enguias enterradas na areia, impressionante! Chegando perto elas se enterravam por completo na areia. A quantidade de peixes leão é surpreendente!

mar vermelho mergulho jardim das enguias

mar vermelho mergulho giovani frisene

Em Dahab tudo era incrível, a atmosfera do hostel, a paisagem do Mar Vermelho, a lua cheia nascendo na Arábia Saudita…camelos na praia, mulheres de roupa no mar…

dahab-egito-mulheres-no-mar

dahab-egito-camelos-na-praia

dahab-egito-lua-cheia

dahab-egito-albergue-mar-vermelho

Esses últimos dias de viagem em Dahab foram totalmente mágicos, perdi a noção do tempo.
Finalmente chegou a última noite, fiquei conversando com o pessoal até o Muhamed me chamar, a van me esperava para o Cairo. Despedida sempre difícil quando se fica tempo suficiente para cativar e ser cativado.

dahab-egito-giovani-frisene-hostel

Pirâmides do Egito

09 de novembro de 2006, quinta-feira, último dia de viagem, visita ás pirâmides do Cairo.
Deixei as coisas no Hostel e parti com um casal holandês para as pirâmides.

cairo-esfinge-giovani-e-amigos

Chocante a visão da Esfinge e mais as três pirâmides. Andar por entre aquelas maravilhas me deu uma sensação de realização e ao mesmo tempo senti a dor e sofrimento de todos aqueles que construíram aquelas enormidades.

cairo-piramides

Subi a grande pirâmide. Um lugar claustrofóbico, abafado e nem era tudo aquilo que imaginava. Tem uma câmara funerária grande no fim da subida com um sarcófago de pedra, vazio.
Fiquei meditando sozinho dentro daquele espaço, imaginando as estórias daquele lugar, a construção, montagem e depois saques de ladrões.

cairo-piramides-e-cidade

cairo-esfinge-giovani-frisene

Leave a Reply